terça-feira, 30 de outubro de 2012

Educação Tecnológica (2º Ciclo)

Personalização de uma moldura - 6º Ano 

Partindo de uma base de cartão (tampa de uma caixa de sapatos) e sob o tema "O Mar", cada aluno elaborou um projeto de personalização e decoração de uma moldura. 


Definido o tema depois de selecionados os materiais a utilizar... deu-se início à "construção" do suporte pessoal para fotografias. 




Educação Visual (2º ciclo)

Unidade de Trabalho relativa ao Monograma para identificação da Capa - 6º Ano

Para a realização deste projeto, todos os alunos elaboraram vários registos individuais, onde procuraram incluir as iniciais do seu nome numa composição gráfica. 


Depois de definirem qual o registo final a colorir, houve que desenhar de forma rigorosa (e em várias folhas diferentes) o projeto que iria servir de monograma.  


E com recurso à utilização de tintas ecoline e lápis de cor, todos coloriram os seus próprios monogramas, que irão servir não só para identificação da capa, como para personalização da mesma. 


(Tinta ecoline) 


(Tinta ecoline)


(Lápis de cor) 


(Lápis de cor)



Figura Humana, recriação de uma obra (Secundário)


Desenho de transformação de Figura Humana- Fase de estudos para composição gráfica

Partindo da analise da obra de artistas portugueses como, Graça Morais, Luís Dourdil, Paula Rego, Julião Sarmento, Almada Negreiros entre outros, os alunos do 12º ano na disciplina de Desenho, elaboraram vários registos gráficos de figura humana.




Nos vários estudos realizados procedeu-se à transformação gráfica, recorrendo à simplificação por nivelamento e acentuação das figuras iniciais.




domingo, 28 de outubro de 2012

Desenho de observação e de transformação gráfica (Secundário)

As aulas de representação na disciplina de Desenho A, são fundamentais para que os alunos desenvolvam não só a capacidade de observância das formas como também a expressividade.


Os objetos utilizados para a representação são variados:
Sapatos, frutos, flores, objetos de cerâmica, panos, peças de vestuário, almofadas.


Os materiais riscadores utilizados também são diversos:
Grafites, sanguínea, lápis de cor, aguarelas, tinta da china.




Paralelamente às aulas de representação, os alunos desenvolvem unidades de trabalho onde a abordagem dos conteúdos da disciplina se concentram na transformação gráfica e capacidade de síntese. Promove-se a criatividade bem com o conhecimento e utilização de novas técnicas de registo.


Ao longo do ano letivo são realizadas exposições no colégio, dos trabalhos efetuados pelos alunos de artes do secundário. Pretende-se dar a conhecer a toda a comunidade educativa os diversos exercícios realizados.






Aula de desenho de observação (Secundário)

Exercício de desenho de observação realizado na disciplina de Desenho A, 11ºano com os seguintes objetivos: 
  • Representação da observância da forma geral e das proporções entre as partes do modelo.
  • Exploração criteriosa dos elementos estruturais da linguagem plástica na sugestão do volume (gradações de claro-escuro, texturas, intensidades de traço de contorno).


O material riscador utilizado no exercício foi sanguinea.


 O exercício foi realizado tendo como base imagens de desenhos. Pretendeu-se que os desenhos realizados fossem expressivos fomentando a análise e interpretação das formas.




 No final da realização dos exercícios, os trabalhos são expostos na sala de aula a fim de serem analisados e avaliados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Capas (1º ciclo)

A fim de prepararem e personalizarem as capas onde irão arquivar os trabalhos realizados ao longo do ano na disciplina de Expressão Plástica... 


todos os alunos realizaram o seu auto-retrato, utilizando apenas tinta preta. 


Foi a oportunidade de expressar através do desenho e da pintura, a forma como se vêm a si próprios. 



sábado, 13 de outubro de 2012

Colagens de Outono (1º Ciclo)

Após uma recolha de vários tipos de folhas e após as termos colocado a secar... espalmando-as e fazendo com que elas ficassem mais lisas...  


Chegou a altura de as utilizarmos, dando largas à imaginação. 


Com a ajuda de cola branca, fomos colando a pouco e pouco as folhas, dando forma aos nossos trabalhos. 









quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lápis de cera + tinta preta (1º ciclo)

Começámos por pintar totalmente uma folha A4, utilizando lápis de cera de várias cores



Depois, passámos uma camada de tinta preta...


E antes que a tinta secasse, começámos a desenhar com a ajuda de um pauzinho afiado. 



Ao retirarmos a tinta preta com a ajuda do pauzinho... o nosso desenho irá ganhar as cores dos lápis de cera anteriormente pintados.